No verão, cuide dos seus ouvidos | Saúde

No verão, há que se proteger. E não é só a pele. Também os ouvidos. A razão é bem simples: multiplicam-se os fatores de risco. Festivais de música, viagens de avião, mergulho, esportes de montanha, até mesmo os resfriados (sim, também há resfriados verão), são atividades que aumentam as chances do aparecimento de zumbido.

Ruídos que não existem

Ruídos. Porque é disso que se trata, nem mais nem menos. Os zumbido são uma alteração do sistema são uma alteração do sistema nervoso central que faz com que a pessoa perceba sons sem que exista um estímulo externo que os provoque.

Em Portugal, estima-se que cerca de 3,5 milhões de pessoas sofrem deste distúrbio do ouvido interno que, com maior ou menor intensidade, pode acabar afetando a qualidade de vida de quem os sofre. Insônia, instabilidade emocional e até mesmo o isolamento social são algumas das consequências mais comuns decorrentes dessa afecção auditiva.

Relacionadocom Os fones de ouvido e 6 outras práticas que lhe estão deixando surdo

A ocasião perfeita

O verão vem acompanhado situações de risco que expõem ao ouvido a mudanças bruscas de pressão, como viajar de avião ou a prática de esportes como o mergulho ou a escalada. Além disso, a assistência a concertos e festivais faz com que durante esta época o ouvido se expor a sons de alta intensidade, que podem chegar a danificar as células internas, desencadeando possíveis patologias e perda auditiva.

Relacionado O que você deve saber antes de aprender a mergulhar

http://www.menshealth.es/fitness/deportes/articulo/Lo-que-debes-saber-antes-de-aprender-a-bucear

“As razões mais comuns para o aparecimento de zumbido costumavam ser as infecções virais, problemas vasculares, alterações hormonais… mas, cada vez mais, vemos pacientes cujo estilo de vida e alguns de seus hábitos e hobbies ter terminado, afetando a sua saúde auditiva”, explica o Dr. Martinez-Monche, diretor médico do centro auditivo especializado em zumbido, OTOTECH.

Mais vale prevenir

Como se podem minimizar as situações de risco? Desde Ototech nos facilitam as seguintes dicas para proteger seus ouvidos.

Evita a pressão

Esportes como o mergulho, pára-quedismo, ou a escalada podem afetar as células do ouvido interno desabilitando as para executar uma certa função. Viajar de avião é outro dos factores a ter em conta para a grande exposição dos ouvidos com a mudança de pressão muito abrupta.

Evita o som

Minimizar a exposição continuada a sons de alta intensidade: uso frequente de fones de ouvido para ouvir música, ouvir a televisão ou a rádio, com um volume muito elevado, são situações que podem dar lugar ao zumbido. Este risco aumenta consideravelmente se expor aos nossos ouvidos a sons muito intensos em festivais de música, shows ou discotecas.

RelacionadoPor que a música pode deixá-lo surdo

Elimina as toxinas

No verão, os hábitos de saúde são mais desleixados, deixando de lado os hábitos saudáveis do resto do ano. O consumo de substâncias tóxicas como o álcool e o tabaco podem ser fatores determinantes para o aparecimento do zumbido. Neste sentido, reduzir ou eliminar o consumo de energia pode ser essencial para atenuar estes fatores de risco.

RelacionadoCocktails saudáveis sem álcool

Evita o estresse

O verão é a época ideal para se desligar da rotina e libertar-se do stress do trabalho. Aprender a gerir as situações de estresse, também pode ser a chave para prevenir o aparecimento de zumbido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *